Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Menor taxa de homicídios SP

São Paulo tem mês com menor taxa de homicídios desde 2001

No mês de janeiro deste ano, o Estado de São Paulo alcançou o menor número de homicídios dolosos (quando há intenção de matar) desde o início da série histórica para esse período, em 2001. Comparado a janeiro de 2023, houve uma redução de 14%, passando de 250 para 215 casos.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública, a taxa de homicídios dolosos a cada 100 mil habitantes no estado, entre fevereiro de 2023 e janeiro de 2024, foi de 5,66. Essa cifra representa a menor marca da série histórica para o acumulado de 12 meses. A taxa paulista é notavelmente mais baixa que a média nacional, que é de 18 homicídios dolosos por 100 mil habitantes, de acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública de 2021. Dessa forma, São Paulo se destaca como o estado com a menor taxa de homicídios do país.

A taxa de homicídios em São Paulo é ainda sete vezes menor do que a registrada na cidade de Washington, nos Estados Unidos, em 2023, quando a capital norte-americana teve 40 homicídios por 100 mil habitantes. Comparativamente, o maior estado dos EUA, a Califórnia, registra 5,6 homicídios por 100 mil habitantes, uma cifra semelhante à de São Paulo.

O êxito na redução da taxa de homicídios é atribuído às políticas implementadas pela gestão, destacando-se o empenho estratégico das Polícias Civil e Militar com planejamento e inteligência. A integração entre as forças de segurança também foi ressaltada como um fator crucial não apenas na prevenção dos crimes contra a vida, mas também no aprimoramento das investigações.

Um dos programas criados para auxiliar no combate ao crime é o Sistema de Informação e Prevenção aos Crimes Contra a Vida (SPVida), lançado em fevereiro do ano passado. Esse sistema automatiza dados e auxilia as polícias na análise da dinâmica dos crimes contra a vida, proporcionando diagnósticos e planos de ação para reduzir as ocorrências.

Além disso, os roubos de veículos nas cidades paulistas registraram o menor número dos últimos 24 anos para o mês de janeiro, com uma queda de 29% em todo o estado. Todas as modalidades de roubo apresentaram redução no primeiro mês do ano, com destaque para o centro da capital paulista, que experimentou uma diminuição de 25%. As ocorrências de estupros e homicídios dolosos também apresentaram recuo no local entre janeiro deste ano e o do ano passado. No interior paulista, janeiro registrou o menor número de roubos em geral da série histórica, com uma queda de 540 casos em comparação a janeiro do ano passado, resultado do trabalho conjunto das Polícias Civil e Militar.