Crédito: Divulgação / Tratamento por IA

Festival de Inverno de Campos do Jordão: música, história e turismo em um só destino

Campos do Jordão se transformou ao longo das décadas em um dos destinos mais icônicos do inverno brasileiro. Conhecida como a “Suíça Brasileira”, a cidade atrai milhões de visitantes todos os anos, não apenas pelo clima ameno e pela arquitetura charmosa, mas por sediar o maior festival de música clássica da América Latina: o Festival de Inverno, que em 2025 chega à sua 55ª edição.

A origem de um clássico do inverno brasileiro

Criado em 1970, o Festival de Inverno de Campos do Jordão foi idealizado para democratizar a música clássica e tornar a cidade um polo cultural durante os meses mais frios. Desde então, se consolidou como uma vitrine para jovens talentos e nomes consagrados da música erudita. A realização é do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, da Fundação Osesp, do Ministério da Cultura e apoio do Governo Federal. Mas por que Campos do Jordão? A cidade reúne um conjunto raro de atrativos: altitude, frio, natureza exuberante, gastronomia sofisticada e infraestrutura hoteleira preparada para receber turistas durante o inverno. Isso a torna um palco natural para eventos culturais, como o festival, que vai além dos concertos — transformando a cidade em um verdadeiro centro de convivência artística e turística.

Mais que música: 17 destinos em destaque

A edição deste ano também marca um esforço inédito da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) em promover 17 destinos turísticos da região no estande montado no Parque Capivari, com destaque para três polos: Mantiqueira Paulista, Rios do Vale e Litoral Norte. Juntas, essas regiões atraem mais de sete milhões de visitantes anualmente. Entre os destaques estão as estâncias de São Bento do Sapucaí, Paraibuna, Ilhabela e Ubatuba, e municípios turísticos como São José dos Campos, Pindamonhangaba e Monteiro Lobato — este último eternizado nas obras de Monteiro Lobato. A iniciativa apresenta pacotes turísticos, roteiros gastronômicos e experiências culturais que convidam o visitante a explorar toda a diversidade do interior e litoral paulista.

Para quem visita Campos do Jordão durante o Festival, essa é a oportunidade ideal para descobrir novos roteiros, apreciar azeites artesanais, como os premiados Sabiá e Rossini, e degustar delícias regionais como a famosa bananinha de Paraibuna.